
Você Investe em Ações?
Um estudo realizado pela Universidade do Estado do Arizona mostram dados do mercado de ações americano entre 1926 - 2019 extremamente relevantes para o investidor.
FINANÇAS
KBL
7/4/20232 min read
A pergunta é: Vale a pena investir em Ações💰?
Em via de regra, quanto maior o risco maior o retorno, isso é o que todo mundo fala, porém um estudo realizado pelo renomado professor da Universidade do Estado do Arizona, Hendrik Bessembinder destaca que as chances de você encontrar a ação que vai lhe fazer "tirar o pé da jaca" é extremamente remota.
No estudo o Professor Bessembinder e sua equipe mostra em um gráfico as 26.168 empresas listadas na bolsa dos Estados Unidos entre os anos de 1926 - 2019 e o valor aproximado gerado por elas de 55 trilhões de dólares. As empresas de tecnologia representaram a maior parte, US$ 9,0 trilhões, do total, mas as ações de Telecomunicações, Energia e Saúde/Farmacêutica criaram riqueza desproporcional ao número de empresas nos setores. Até ai tudo bem, mas o gráfico mostra também que 16.481 delas trouxeram prejuízos, o que corresponde a 57,8% da bolsa.
Mas não para por aí 💵...
O estudo ainda mostra que apenas 3,44% das empresas ali listadas, ou seja 966, foram responsáveis por toda a riqueza 🤑 e que 72 delas pela metade de tudo, o que corresponde a 0,26% do nicho de 26.168 empresas. Não o bastante, através deste estudo, foi possível observar que somente 5 empresas (0,01%) foram responsáveis por 22% da riqueza líquida gerada neste país. O grau em que a criação de riqueza no mercado de ações está concentrada em algumas empresas de alto desempenho 📈📊 aumentou ao longo do tempo e foi particularmente forte durante os últimos três anos.
Isso significa que não devemos investir em ações🪙?
De forma alguma, esses resultados devem ser de interesse de qualquer investidor de longo prazo para que avalie os méritos relativos da ampla diversificação de portfólio em detrimento da seleção aleatória e sem embasamentos técnicos.
Os mercados de ações são voláteis e isso pode ser usado a seu favor, os ETFs são ótimas alternativas para diversificar racionalmente, porém vai depender das alternativas disponíveis no país onde você tem residência fiscal e das taxas cobradas por ele, no caso do Brasil os impostos cobrados por dividendos deixaram de existir já tem algum tempo, aqui na Irlanda é de absurdos 51%, inviabilizando essa prática 🤬.
Se você mora no Brasil, seria mais conveniente investir em ETFs que acompanham os setores que mais lhe interessam, domiciliados na Irlanda, que é praticamente um paraíso fiscal para empresas, mas dependendo do país onde você tem residência fiscal, como é o meu caso, para um residente irlandês os impostos podem ser um fator impeditivo, tornando o investimento direto em Ações mais atrativo.
Localizacao
Brasil e Irlanda
Nossos Horarios
Seg - Sex: 9:00-18:00
Sab - Dom Fechado
Contatos
+353 83 121 3833
keldersonl@gmail.com