Telhados Verdes

Nesta página discutiremos um pouco sobre um tema bastante discutido na indústria europeia, e no setor ambiental, além de algumas curiosidades deste setor.

ENGENHARIA TECNOLOGIA

KBL

3/6/20242 min read

Figura - 1

Figura - 2

Telhados e Paredes Verdes

Não tem nada a ver com pintar as telhas da sua casa de verde (rs). Tem havido muita discussão sobre esse assunto na indústria, aqui mesmo onde trabalho fizemos um estudo sobre a utilização da água de drenagem de equipamentos (RO - osmose reversa) para irrigação de plantas estrategicamente colocadas na laje da cobertura ou em paredes externas de data-centers, isso auxilia na manutenção da temperatura e consequentemente após a irrigação, a água passa por um sistema de filtragem natural pelo solo, devolvendo uma água com melhor teor de qualidade que, por sua vez, fica armazenada em um reservatório ou lago e em seguida é tratada e devolvida ao início do projeto.

Nesse projeto foi utilizado Revit para modelar todo o data-center e o Twinmotion que fez toda a urbanização, aplicação de materiais e animação ultra realista. É possível ver na primeira imagem um sistema de irrigação no gramado da cobertura.

No Brasil, os benefícios das tecnologias de telhados verdes ainda são pouco discutidos e o mercado ainda é embrionário em comparação com a Europa, que já utiliza a tecnologia e tem ela amplamente difundida devido a um resultado direto da legislação governamental e do apoio financeiro que levou à criação de um mercado multimilionário para produtos e serviços de telhados verdes nesses países, como é o caso da Irlanda e França por exemplo.

As tecnologias de telhados verdes não só proporcionam aos proprietários de edifícios um retorno comprovado do investimento, mas também representam oportunidades para benefícios sociais, económicos e ambientais significativos, especialmente nas cidades.

Podemos citar como alguns dos benefícios da tecnologia além da estética, uma melhoria acústica natural, reorganização do efeiro da ilha de calor urbano, maior gestão das águas pluviais, entre inúmeros outros. A água é preservada pelo substrato e depois tomada pelas plantas de onde é devolvida à atmosfera através da transpiração e evaporação e, dependendo da região onde for instalado, ele pode reter 70-100% da ocorrência que cai sobre eles.